Tiago Aparecido Thomas

Nome Completo:   Tiago Aparecido Thomas
Partido:   PSC
Telefone:   (46) 98402-7927
E-mail:   tiago@manfrinopolis.pr.leg.br
Homepage:  
Número do Gabinete:  
Biografia:  
TIAGO APARECIDO THOMAS, nascido em Salgado Filho - PR, no dia 03 de outubro de 1986, filho mais novo de Hugo Ivo Thomas (em memória) e Gerci Picinato Thomas, tendo como irmãos Clodoaldo Antônio Thomas (em memória), Sônia Cristina Thomas Moura, Sandra Regina Thomas, Renato João Thomas e Sidiney José Thomas, sobrinhos Scheila Moura, Rodrigo Josias Nunes, Alesandro Alves da Silva, Rafael Antônio Nunes, Shailon Antônio Moura, Jeferson Scharone Moura, Roberto Ronaldo Nunes, Robson Natan da Costa Thomas, Riquelme da Costa Thomas (em memória), Diego Paulo Thomas, Eloíza Victória Backes Thomas, Caroline Emanuele Nunes, Maria Luiza Lottici, Gustavo Alessandro Nunes da Silva, Henrique Gabriel Nunes (em memória), Alicya Klein Moura, Hugo Emanuel Nunes e Miguel Ian Nunes e seu filho Matheus Eduardo Rafaim Thomas. Morador do Município de Manfrinópolis – PR, Tiago frequentou a Escola Municipal Eça de Queiróz onde concluiu as séries iniciais, concluindo o ensino médio no Colégio Estadual São Cristóvão ambas da cidade de Manfrinópolis - Pr, ingressando no ensino superior com 25 anos no curso de Licenciatura em Educação Física, na Universidade Paranaense (UNIPAR), na qual colou grau de Licenciatura em Educação Física em 21 de janeiro de 2015, continuou seus estudos concluindo uma pós graduação em Administração e Finanças e uma segunda pós graduação em Gestão Pública.
TIAGO foi guerreiro desde quando estava no ventre de sua mãe Gerci, a qual em 1986, em uma noite fria do dia 03 de outubro, após se sentir mal, falou para o seu esposo Hugo chamar o amigo da família Sr. Elton Koch, para que pudessem leva-la ao hospital de Salgado Filho. Dona Gerci chegou muito mal, estava para dar a luz ao seu filho caçula. Mas, sem contrações e com a pressão arterial baixa, o Dr falou que teria que ser feita uma cesárea de urgência, momento em que seu esposo interferiu e falou para leva-la a Francisco Beltrão. O médico disse que ambos, Gerci e Tiago, não chegariam com vida. O motorista retornou até a casa da família Thomas e disse que dona Gerci não viveria e que o bebê já estava sem vida. Nesse momento, sua filha Sandra, ajoelhou-se aos pés de Nossa Senhora Aparecida e orou pedindo para que Nossa Senhora salvasse os dois e, que se fosse menina, seu segundo nome seria Aparecida e se fosse menino seria Aparecido. TESTEMUNHO DE FÉ, ambos dona Gerci e Tiago se salvaram, motivo pelo qual o seu segundo nome é Aparecido. TIAGO, juntamente de seus pais e familiares, sempre foi muito devoto de Nossa Senhora Aparecida.
Na escola, sempre admirou e respeitou os seus professores, amava os esportes, principalmente o futebol, o que o fez escolher a faculdade de Licenciatura em Educação Física.
Desde sua infância ajudou nos trabalhos junto com sua família, inclusive contribuindo nos afazeres da roça, acompanhando o seus pais agricultores.
Seu primeiro emprego, com dez anos, foi de entregador de jornal. Quando recebia o jornal do Zecatur, muito bondoso ajudava os idosos que voltavam de Francisco Beltrão e Salgado Filho a levar suas compras para casa. Sempre muito responsável com o dinheiro, com seus primeiros salários mobiliou seu quarto com cama e colchão.
Em 2001, com apenas 15 anos, foi morar com sua irmã Sônia, auxiliando-a nos afazeres da casa e cuidando dos seus sobrinhos, Scheila, Shailon, Alesandro e Jeferson. Desempenhou um papel de pai para seus sobrinhos. Cuidou com zelo, dedicação, carinho e responsabilidade, de todos, até o retorno do pai para casa.
Logo após, foi morar com sua irmã Sandra, auxiliando-a nos afazeres da casa e na colheita do fumo, juntamente com seu cunhado Valdir e sobrinhos Rodrigo, Rafael e Roberto
Tiago trabalhou no Cerealista Guimarães, foi funcionário de transporte de leite com a empresa de Amarildo Carneiro, popular Dodo. Em seguida, começou a trabalhar na empresa Adubos Guimarães, com o seu amigo e futuro sogro Ademar Guimarães da Silva, o qual lhe repassou todos os conhecimentos em máquinas, principalmente retroescavadeira e caçamba.
Foi professor de Educação Física na Escola Estadual Rui Barbosa de Manfrinópolis e no Colégio Estadual São Cristóvão através do PSS - Processo Seletivo Simplificado - PSS.
A convivência com Priscila Leite Silva filha de Ademar Guimarães da Silva e Simonia Glória Leite, despertou nele o mais lindo sentimento, qual seja, o amor! Sempre dizia aos seus amigos e familiares que ela era o amor da sua vida! Desse sentimento de admiração mútua, despertou o amor em ambos, onde então Tiago e Priscila, formalizaram sua união perante a Sociedade e perante Deus no dia 06 de dezembro de 2014.
Tiago sempre teve o Espírito de Liderança, onde contribuiu na Diretoria da Igreja Católica como Vice-Presidente, e posteriormente em nova diretoria como Tesoureiro, auxiliava no movimento Cursilhista, auxiliava em torneios beneficientes e atualmente era um dos Zeladores do Dízimo.
Sempre foi uma pessoa generosa, amiga e preocupada com o semelhante, pronto para ajudar em qualquer situação, prova disso foi sua atuação na catástrofe ocorrida no dia 09 de dezembro de 2015 em nossa cidade, onde, juntamente do amigo e compadre de casamento Doglas Rodrigues (em memória) arriscaram suas vidas para ajudar as pessoas que estavam em perigo em decorrência da enchente.
Tiago amava os esportes, adorava jogar bocha, jogar baralho, jogar sinuca e tinha uma paixão pelo futebol e futsal, ao qual foi campeão Municipal de Manfrinópolis de Futsal no Força Livre no ano de 2010, 2013, 2014, 2015, 2017, 2019 e Campeão de Futsal no seu primeiro campeonato na categoria dos Veteranos em 2019. Na cidade de Salgado Filho foi Campeão no Campeonato de Futebol de Campo em 2011, 2015, 2016 e 2022, na cidade de Flor da Serra foi Campeão em 2015 no futebol de campo, e em 2018 Campeão de Futebol Suíço. Várias foram os troféus de artilheiro além de atuar como goleiro em torneios sendo em 2012 a defesa menos vazada no torneio do Tiradentes, competia em Campeonatos em Dionísio Cerqueira-SC, Palma Sola-SC, Francisco Beltrão e Pinhal de São Bento. No presente ano Singelamente seu time em seu nome ganhou o título de Campeão de Veterano, concedida por todos das comissões técnicas dos times participantes do campeonato.
Prestou concurso público e foi aprovado no cargo de Operador de Máquinas, função essa que sempre admirou, trabalhando principalmente com a retroescavadeira. A habilidade com as máquinas, juntamente com a fatalidade acontecida com o seu sogro Ademar Guimarães, fez com que instigasse o seu espírito empreendedor, fazendo-o desistir de ser Servidor Público Municipal para poder “tocar” os negócios da família, onde se tornou empreendedor, onde desenvolvia várias atividades econômicas tais como, a agricultura, pecuária de corte, compra e venda de adubos de aviários, e atividades com transporte de leite.
Lançou sua candidatura ao cargo eletivo de Vereador no ano de 2012, através do Partido PSDB, com o número 45555, concorrendo opostamente ao seu irmão Sidney (Guaica). Onde ambos obtiveram o número de 101 votos cada, ficando suplente do Vereador Caetano Alievi, assumindo pela primeira vez como Vereador no mês de férias do Vereador titular.
No ano de 2016, novamente lançou sua candidatura ao cargo de Vereador, através do Partido PSC, com o número 20.000, obtendo um total de 173 votos, empatando com o Vereador Claudio Pegoraro, sendo ambos eleitos como 4º vereador do mandato 2017-2020.
No ano de 2020, novamente colocou a disposição a sua candidatura ao cargo eletivo de Vereador, através do Partido PSC, com o número 20.000. Concorrendo, novamente, opostamente ao seu irmão Sidney (Guaica), obtendo um total de 201 votos, sendo eleito o Vereador mais votado da legislatura 2021-2024.
Apresentou várias indicações de interesse público, sempre pensando no bem maior que era o bem-estar social dos munícipes de Manfrinópolis. Dentre eles podemos destacar, o REURB, Porteira Adentro, Coberturas de Quadras Esportivas, Indicação de Projetos Legalização do SIM, Indicação para Revisão do Plano Salarial dos Funcionários, Indicação de projeto para instituição da medalha Monteiro Lobato para ser conferida aos alunos destaque da Rede Municipal de Ensino do Municipio, esses entre outros tantas indicações e requerimentos visando o bem da população encantiladense.
Tiago era um homem humilde, feliz, temente a Deus, que não media esforços para ajudar o próximo, amava os animais principalmente seus cachorros, adorava cantar em festas com seus amigos, onde toda tristeza era anulada com uma carne assada e boas companhias. Amava a vida, sua família, seus amigos e seus eleitores.
Tiago estava no segundo ano do seu segundo mandato legislativo (2021-2024), tendo seus sonhos interrompidos pela fatalidade ocorrida em 19 de maio de 2022, vindo a falecer no ofício que tanto amava, qual seja, Operador de Máquinas.
Deixa o filho Matheus, a Esposa Priscila, a afilhada Maria Luiza, Sophia Vitória, Joana Marcieli e Emanuel Doglas, além dos familiares, compadres, amigos e eleitores.
ETERNO TIAGÃO! Como diz Cortella, “Morrer é ser esquecido. Enquanto alguém se lembrar de você, derramar uma lágrima de saudade, cheirar uma roupa que você deixou, sentir o aroma de uma comida que você fazia, rir de algo que aconteceu contigo e que foi engraçado, assoviar uma música que você assoviava, você continuará vivo. Morrer é ser esquecido”!. Sendo assim Tiago continuará sempre vivo, pois viverá eternamente em nossos corações.